Noticias


Número de novas empresas sobe 18,1% em 2019, segundo Boa Vista

 

Na classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou redução nas aberturas tanto para MEIs quanto nos demais tipos de empresas

 

23 de janeiro de 2020 – O número de novas empresas cresceu 18,1% em 2019 frente ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. No 4° trimestre houve queda de 15,2% em relação ao trimestre passado. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2018, o indicador apresentou crescimento de 17,8%.

 

Forma jurídicaNa classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou redução nas aberturas tanto para MEIs (-14,8%) quanto nos demais tipos de empresas, que compreende as microempresas, SAs e LTDAs (-16,2%). 

Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,4% dos casos no ano. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,4%.

 

Setores 

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade no ano de 2019, estando maior que os 58,7% observados no mesmo período de 2018. Mantida a base de comparação, o Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,6% (-2,9 p.p.). Enquanto a indústria avançou para 7,7% (+0,3 p.p.).

 

Regiões

Na comparação com o acumulado de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (25,2%) e Centro-Oeste (18,8%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4. 

 

Metodologia

O indicador, trimestral, é realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional. 

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.  Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

www.boavistascpc.com.br


Voltar