Noticias


Novo presidente da Facesp, Alfredo Cotait quer fortalecer, unir e revigorar as Associações Comerciais Paulistas

 

O novo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, tem entre suas metas fortalecer, unir e revigorar as mais de 400 Associações Comerciais (ACs) do Estado de São Paulo integrantes da entidade.

“Nós temos como plataforma principal colocar a Facesp como protagonista em defesa da livre iniciativa e do empresariado paulista e nacional”, disse Cotait após Assembleia Geral para eleição do presidente e homologação dos vice-presidentes regionais do biênio 2019/2021, realizada dia 25/2 (segunda-feira).

Para ele, uma das formas de alcançar esse objetivo é o empenho quanto a aproximação e atuação da Diretoria Executiva frente às 20 Regiões Administrativas RAs), além do auxílio às entidades de menor porte. “Para fortalecer o sistema, eu tenho um sonho que é o de ajudar as pequenas associações. Eu vou debater isso com um grupo de vice-presidentes para fazermos com que o sistema se equilibre, dessa forma teremos o fortalecimento dos pequenos e de todo o sistema”.

Cotait lembrou que as ACs não dependem de verba pública e subsídios e também não fazem parte do Sistema S. Elas obtêm resultados de seu próprio sistema, que é o de prestação de serviços aos associados. Sendo assim, ele pretende tornar mais robustos os produtos e serviços da entidade, como a informação ao crédito e outros serviços oferecidos pela Boa Vista Serviços, empresa estratégica da qual a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é acionista.

Cadastro Positivo

Compuseram a mesa de trabalhos da reunião Alencar Burti, à frente da Federação nos últimos dois biênios (2015-2017 e 2017-2019); Natanael Miranda dos Anjos, superintendente-geral da Facesp; Roberto Mateus Ordine, eleito diretor vice-presidente secretário da Facesp; e Marco Aurélio Bertaiolli, deputado federal e eleito diretor vice-presidente tesoureiro da Facesp.

Burti agradeceu aos participantes pelas homenagens. “Eu que estou aqui, no final de um mandato, gostaria de agradecer a vocês de coração pelo apoio, carinho e respeito. A força que vocês vêm demonstrando nesses últimos quatro anos é o maior presente para mim. Graças a Deus eu tenho vocês ao lado da nossa Federação. Um grande abraço e obrigado por tudo”.

Bertaiolli frisou que o modelo das ACs é o modelo de que o Brasil necessita para as entidades classistas. “Quando explico que a direção de uma Associação Comercial é voluntária, isto é, que não existe remuneração dos seus dirigentes, e que uma empresa só se associa a uma associação comercial se desejar, não é obrigatório e nem compulsório, as pessoas não sabem disso”. De acordo com o deputado, em função desse modelo, ele teve oportunidade de propor no Congresso Nacional, semana passada, a criação de uma frente parlamentar composta por 200 deputados em apoio às ACs do Brasil.

Bertaiolli comemorou a ampliação do Cadastro Positivo e disse que o instrumento auxiliará a retomada da economia. “O cadastro traz a possibilidade, segundo dados da Boa Vista Serviços, de colocar 22 milhões de consumidores no mercado de compra a crédito”. Ele chamou atenção para o desafio de vencer a batalha de comunicação e mostrar que, diferentemente do que estava sendo pregado, o cadastro é benéfico para o consumidor.

www.cacb.org.br


Voltar