Noticias


Gestão Financeira é tema do novo curso do Projeto Empreende

 

A gestão financeira de uma empresa é um dos itens que mais preocupa o empresário, que muitas vezes tem dúvidas de como gerir, como organizar e, principalmente, como entender esse departamento para que tudo esteja controlado.

Visando auxiliar as empresas nesse tema, a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) realiza o curso “Trilha de Gestão Financeira - Do controle a decisão", dentro do Projeto Empreende, desenvolvido em parceria com o SEBRAE.

As 16 horas de aulas serão divididas em quatro encontros, que acontecem entre os dias 21 e 24 de outubro, das 18h30 às 22h30.

A agenda foi dividida a partir de tópicos que serão abordados com a seguinte cronologia:

- 1° Encontro: Formação de PreçoNesse primeiro dia, o objetivo é capacitar os empresários para que aprendam a calcular corretamente o preço dos produtos e serviços comercializados, com base nos custos e despesas da empresa.Dentre os temas e atividades, estão: estruturação e a formação do preço de venda, com apresentação de informações relevantes para estruturação e a formação do preço de venda, assim como sua aplicabilidade na indústria, comércio e serviço; Preço de venda na prática, que irá ensinar como calcular o preço de venda a partir de exemplo(s), com a aplicação de exercícios e/ou estudo de caso e a discussão de estratégias para melhorar a margem de contribuição e, consequentemente, a precificação; Análise do preço de venda, com dicas sobre o preço de venda e a importância do preço de venda como ferramenta no resultado da empresa; Avaliação final das atividades e feedback.

- 2° Encontro: Controle de EstoquesOs participantes irão aprender a controlar o estoque e, com isso, devem entender que essa atividade não deve ser um desafio, e sim uma ferramenta para ajudar a empresa e, a partir disso, melhorar a eficiência financeira.Dentre os tópicos, estão: Controle de estoques; Indicadores de acompanhamento; Dificuldades e sugestões para controlar os estoques. Ao final, todos poderão tirar suas dúvidas no tempo reservado para as perguntas e respostas.

- 3° Encontro: Capital de Giro Nesse dia, os empresários irão entender melhor o conceito de capital de giro e aprender como usar corretamente esse recurso para melhorar as finanças em seus negócios. Para isso, serão apresentados os itens sobre: Capital de giro; Ciclo operacional e ciclo financeiro; Dicas para bem administrar o capital de giro. Ao final será aberto um ciclo de perguntas e repostas.

- 4° Encontro: Indicadores FinanceirosNo último dia de aula, os alunos irão conhecer os principais indicadores financeiros do seu negócio e aprender como aumentar a rentabilidade e a lucratividade para que tenham mais segurança na hora de tomar decisões.Os assuntos nessa noite de estudos serão: Margem de contribuição; Ponto de equilíbrio; Rentabilidade; Lucratividade; Análise de indicadores financeiros. Ao final, novamente uma rodada de perguntas e respostas para sanar as dúvidas dos participantes e encerrar o curso.

As aulas acontecem no auditório da ACIT. As vagas estão abertas mas são limitadas. Associados tem desconto e facilidades no pagamento. As inscrições podem ser feitas pelo email cursos.acit@taubate.com.br ou pelos telefones (12) 2125-8210/8211 e whatsapp 99189-7964. Maiores informações também podem ser obtidas por esses meios.

Projeto Empreende - Foi implementado em 2016 e surgiu da necessidade de desenvolver e capacitar os empresários de Taubaté, oferecendo cursos, oficinas e treinamentos de qualidade, voltados para cada setor especificamente. Para 2019, o Projeto mantém o mesmo formato e traz novidades nos temas, que acontecerão ao longo do ano, com realização da ACIT em parceria com o SEBRAE.

Bruna Abifadel


Voltar