Noticias


Pedidos de falência caem 25,7% em novembro, diz Boa Vista

 

Em 12 meses o indicador acumula queda de 2,5%

05 de dezembro de 2019 – Os pedidos de falência caíram 25,7% em relação a outubro, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Já as falências decretadas recuaram 10,9% na variação mensal, enquanto os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas diminuíram 43,9% e 34,5%, respectivamente. 

 

No acumulado em 12 meses (dezembro de 2018 até novembro de 2019 em relação aos 12 meses anteriores), os pedidos de recuperação recuaram 6%. Mantida a base de comparação, também diminuíram os pedidos de falência (-2,5%) e as falências decretadas (-9,5%). Por outro lado, as recuperações judiciais deferidas aumentaram 0,9%.De acordo com os resultados acumulados em 12 meses, portanto, ainda se observa a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência e recuperação judicial. Esse movimento está atrelado à melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência.De maneira geral, o desempenho da situação financeira das empresas somado com a expectativa de uma leve melhora da atividade econômica neste final de ano apontam para a continuidade dessa tendência nos indicadores para os próximos meses.

 

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/

 

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.  Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br.

 

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

www.boavistascpc.com.br


Voltar