Noticias


100 países no Brasil: Rio de Janeiro recebe mais de mil líderes empresariais no 11th World Chambers Congress

 

O Rio de Janeiro receberá, nos dias 12, 13 e 14 de junho, mais de 1000 lideranças empresariais e autoridades de vários países para o maior fórum global do setor, realizado pela primeira vez no Brasil. Promovido pela International Chamber of Commerce (ICC) – a maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países – e a ICC World Chambers Federation, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – instituição que defende os interesses do setor de comércio e serviços nacional –, o 11th World Chambers Congress será um marco para o associativismo.

George Pinheiro, presidente da entidade coorganizadora, acredita que o evento, cujo tema é “Criando um futuro compartilhado”, oferecerá um momento único para conectar participantes e gerar oportunidades de negócios: “Vamos compartilhar as melhores práticas, trocar ideias e inspirar novos pensamentos, debatendo formas de atores não-estatais conquistarem mais espaço na governança de seus países, por meio de sua influência, cadeias de suprimento e base global de clientes”.

A missão do encontro é inspirar ação, estimular a colaboração e desenvolver um senso de valores compartilhados dentro e entre as comunidades de negócios e a rede global de câmaras. Para tanto, um dos focos está no papel do mundo empresarial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos desafios do setor privado para a implementação da Agenda 2030.

 

Participações em destaque

A cerimônia de abertura do #11WCC contará com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e do governador do estado, Wilson Witzel. No jantar de encerramento do Congresso, foi confirmada a participação do ministro da Economia Paulo Guedes.

 

Presença internacional

Além deles, várias autoridades e lideranças internacionais estão confirmadas, como Alan Wolff, diretor da Organização Mundial do Comércio; Luis Alfonso de Alba, da Secretaria Geral das Nações Unidas para a Conferência de Mudanças Climáticas 2019; e Arancha Gonzales, diretora da International Trade Centre, agência multilateral com mandato conjunto com o Organização Mundial do Comércio e as Nações Unidas através da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

Na palestra “Os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e as Mudanças Climáticas: Prosperando em uma Economia de Baixo Carbono”, que vai tratar dos desafios criados com as mudanças climáticas e a necessidade de adaptação dos negócios, haverá participação da secretária-geral adjunta e representante especial do secretário-geral para a Redução do Risco de Desastres da ONU, Mami Mizutori

 

Referências nacionais 

O ex-presidente da Petrobrás e CEO Global da BRF, Pedro Parente, lidera o debate sobre compliance empresarial e os impactos econômicos e sociais da corrupção em “Construindo mercados justos e transparentes para todos”.

João Kepler Braga, da Bossa Nova Investimentos, fala no workshop Câmaras e Startups sobre oportunidades de crescimento através da inovação.

Também palestrarão especialistas de renome, como o advogado Carlos Henrique Nóra S. Teixeira, ex-assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal e atual diretor jurídico penal de um dos mais bem conceituados escritórios do Brasil, especialista em mediação, arbitragem e compliance;  o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo; e  Augusto Pestana, diretor da Apex-Brasil.

Todas as palestras serão em inglês, mas haverá tradução simultânea.

 

Temas atuais

Em palestras como ‘O discurso da liderança: Mudando o mundo permanentemente’ será tratado o incentivo à nova geração de empreendedores. ‘Repensando a educação: Habilidades para a economia global do futuro’ será o tema de mais uma plenária, que pretende abordar a transformação da aprendizagem por conta das novas tecnologias e os novos modelos de negócios. Como as empresas podem fortalecer a movimentação de talentos para promover a inovação e crescer? Esta é a questão a ser discutida na plenária ‘Potencializando a mobilidade humana para o crescimento econômico e o empreendedorismo’.

Os workshops irão debater desde a revolução do comércio eletrônico para pequenas empresas até a internacionalização dos micro e pequenos negócios e o papel das câmaras de comércio nesse processo de expansão para mercados estrangeiros, passando pela tecnologia blockchain e suas aplicações mais promissoras; novas fronteiras na facilitação do comércio; investimentos na infraestrutura inclusiva em economias emergentes; alternativas financeiras fora das instituições bancárias tradicionais; formas de impulsionar negócios com passaportes para mercadorias, certificados de origem e outros documentos; mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos nas relações comerciais; e a adaptação das câmaras para a transformação digital.

 

Qualidade da programação                                

A programação começa com a cerimônia de abertura, às 9h, nesta quarta-feira, dia 12 de junho, com a presença do presidente da ICC World Chambers Federation, Hamad Buamim, que destaca: “Colaboração é a chave para nosso futuro compartilhado. Colaboração entre câmaras, entre o setor privado e os governos, colaboração entre nações”. Em seguida será inaugurada a área de exposições. A primeira palestra, às 11h, será sobre o tema “Um mundo disruptivo: Abrindo novos caminhos para um futuro compartilhado”, com a presença do secretário geral da ICC, John W.H. Denton AO. Ele define: “O World Chambers Congress dá voz à comunidade global de 12.000 câmaras, para abordar, de uma perspectiva de base, temas como as mudanças climáticas e a reforma do sistema de comércio multilateral, para desenvolver soluções pioneiras para as pessoas e o planeta”.

No segundo dia, às 9h, o tema é a construção de mercados justos e transparentes para todos, com workshops sobre ATA Carnet, internacionalização de micro e pequenas empresas, a revolução do e-commerce e economias emergentes. Na sexta, as palestras são sobre mudanças climáticas e educação para a economia global, além de workshops sobre certificado de origem, transformação digital,  facilitação do comércio, alternativas aos  bancos e a relação entre câmaras e start-ups.

 

Saiba mais em www.worldchamberscongress.org.

 

Eventos sociais

Dois eventos sociais estão na programação do #11WCC: o coquetel de boas-vindas, logo após o encerramento da programação do dia 12; e o jantar de gala, dia 14,  às 19h30, quando serão anunciados os vencedores da World Chambers Competition, único programa que reconhece projetos inovadores realizados por câmaras de todo o mundo. Na cerimônia de abertura haverá performance da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e, ainda na quarta-feira, uma aula de ritmos brasileiros no espaço de exposições do evento. O Congresso será encerrado com um espetáculo do grupo Ginga Tropical, que traz a diversidade brasileira para os palcos e já está entre as três principais referências turísticas do Rio, de acordo com a Riotur.

 

Competição de projetos inovadores

Em 2019, a competição recebeu um total de 74 inscrições de 29 países, o segundo maior número de projetos dos 16 anos de história da competição. Os melhores projetos concorrem em 3 categorias: Projeto de Educação e Treinamento, que reconhece as câmaras que estão provando que investir em educação e treinamento pode ser crucial para o estabelecimento, o avanço e o sucesso de pequenas e médias empresas (PMEs), o desenvolvimento econômico e a criação de empregos;  Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo, que premia iniciativas de câmaras que estão ajudando as PMEs e os empresários a inovarem e desenvolverem os seus negócios ou a fortalecerem a criação de emprego em suas respectivas comunidades; e Projeto Não-Convencional, que reconhece câmaras que desenvolvem projetos únicos e inovadores em uma atividade não associada à sua missão e objetivos e, por sua vez, ajudam a aumentar os empregos e melhorar a economia local.

 

Sobre o 11th World Chambers Congress

O World Chambers Congress é o principal evento do gênero que reúne câmaras de comércio, empresas e governos, e é organizado a cada dois anos pela ICC e WCF, juntamente com uma instituição parceira. Em 2019, quando se celebram 22 anos desde a primeira edição e 100 anos de existência da ICC, a CACB co-organiza o congresso que, pela primeira vez, chega ao Brasil e deve reunir mais de mil líderes de câmaras e negócios de 100 países. O #11WCC é o ambiente ideal para compartilhar as melhores práticas, trocar ideias, desenvolver redes e abordar os mais recentes problemas do mundo dos negócios.

 

Exposição

Outra característica interessante do congresso é a extensa área de exposição. Um espaço de 2.400 m² oferece uma oportunidade exclusiva para os expositores se reunirem com representantes de todas as áreas do mundo dos negócios e mostrarem seus produtos e serviços, maximizando as oportunidades de networking. São 26 stands – internacionais (Qatar, Dubai, Rússia, Ethiopia, Nothern Ireland, Sharjah, Barranquilla, Geneva, AL-Invest 5.0, Internacional Trade Center, Vcargo, Botsuana e Câmara de Comercio Árabe, Event Bank, Investaureum e ICC) e nacionais (Banco do Brasil, Pitágoras, Sebrae, Alcafoods, Apex-Brasil, Cisbra, Sauer, Lideroll e CACB).

 

Patrocinadores e Parceiros

O #11WCC tem como patrocinadores Certisign, Qatar Chamber, Dubai Chamber, The Chamber of Commerce and Industry of the Russian Federation, Northern Ireland Chamber of Commerce and Industry, Sharjah Chamber of Commerce & Industry, ATA Carnet, Banco do Brasil, Bogotá Chamber of Commerce, Cámara de Comercio de Barranquilla, Geneva Chamber of Commerce, Industry and Services, GS1 Brasil, Fundação Pitágoras, Silk Road Chamber of International Commerce, vCargo Cloud, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Cámara Argentina de Comercio y Servicios e Banco Santander. São parceiros do evento: Asociación Iberoamericana de Cámaras de Comercio, Programa AL-Invest 5.0, Confederation of Asia Pacific Chambers of Commerce and Industry, Center for International Private Enterprise, Confederação Nacional da Indústria, Eurochambres, Global Trade Review , International Trade Centre, Junior Chamber International, Latam Airlines, OneWorld, Prefeitura do Rio, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), The Business Year e Torino Chamber of Commerce, Industry Crafts and Agriculture.

 

Credenciamento de imprensa

Atenção, jornalista – Para receber o voucher de acesso ao evento, faça seu cadastro em https://forms.gle/1dHgC4a8Prmg2HSo6 e mande mensagem para o WhatsApp para (61) 9-9276-4477.

 

App

Aproveite para baixar o aplicativo do evento. Pesquise 11th World Chambers Congress e faça o download no Google Play ou na Apple Store. O e-mail utilizado deve ser o mesmo da inscrição. A senha é 11WCC

 

Serviço

O QUÊ: 11th World Chambers Congress

QUANDO: 12, 13 e 14 de junho de 2019

ONDE: Windsor Expo Convention Center – R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

QUEM: 1000 participantes de 100 países

COMO: Maior Congresso Mundial das Câmaras de Comércio realizado pela primeira vez na América do Sul

POR QUE: Para discutir o tema “Criando um futuro compartilhado”

Katiuscia Sotomayor


Voltar