Noticias


Primeiro dia do 11WCC conta com cerimônia de abertura, palestras e workshops

 

A criação de um futuro compartillhado é o tema do maior congresso de câmaras de comércio do mundo, que é realizado pela primeira vez no Brasil. A abertura oficial do 11th World Chambers Congress, nesta quarta-feira 12/6, no Rio de Janeiro, começará com cerimônia às 9h, introduzida por Hamad Buamim, presidente da ICC World Chambers Federation (Paris) e CEO da Dubai Chamber of Commerce and Industry (United Arab Emirates); John W.H. Denton AO, secretário geral da Internacional Chamber of Commerce (Paris); e George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A área de expositores, que será inaugurada logo após, conta com 26 organizações – 17 internacionais e 9 nacionais. Um dos stands pertence à CACB.

Às 11h é a vez da palestra “Um mundo disruptivo: abrindo novos caminhos para um futuro compartilhado”, um debate de soluções para a crise da arquitetura institucional global ministrado por Arancha González, diretora executiva da Organização Mundial do Comércio- OMC; Sergey Katyrin, presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa; Yu Jianlong, secretário geral da Câmara de Comércio Internacional da China; e Alan Wolff, vice-diretor geral da Organização Mundial do Comércio-OMC; com o secretário geral da ICC, John W.H. Denton AO.

A palestra “Perspectiva para um mundo digital” dá início à programação da tarde e aborda as cidades inteligentes, além do modo como as novas tecnologias afetam a área de comércio e negócios. Quem toma a frente do debate é Dorjee Sun, co-fundador da Perlin; Emanuelle Ganne, analista sênior da Organização Mundial do Comércio; Nikolaus Schultze, diretor de políticas globais da International Chamber of Commerce; Pablo Rivadeneira, chefe de gabinete do prefeito de Santiago; Vincent Subilia, diretor geral da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Geneva; Fernanda Laranja, gerente de relações governamentais da Grow Mobility (Brasil); e Kirill Ilichev, CEO do Centro de Exportação de Moscou (ANPO) . O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, fará a introdução da palestra.

Também na parte da tarde, ocorrem os seguintes workshops:

– “Ferramentas para o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de disputas extrajudiciais”: apresentado por Carlos Henrique Nóra Sotomayor Teixeira, Sócio Diretor Jurídico Penal e de Compliance da Todde Advogados de Brasília; Xavier Coronas, secretário geral da Câmara de Comércio de Barcelona; Gustavo Scheffer Da Silveira, conselheiro no Tribunal Internacional de Arbitragem da International Chamber of Commerce, de São Paulo; e moderado por Macarena Letelier, vice-presidente da Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial – CIAC (Chile);

– “Tudo o que você queria saber sobre blockchain, mas tinha receio de perguntar”: apresentado por Gerrie Smits, consultor de estratégia digital e de blockchain (Bélgica); Emmanuelle Ganne; Bernardo Schucman, co-fundador da Youppie (Brasil); Desmond Tay, diretor executivo (CEO) da vCargo Cloud (Singapura);  Stella Loiacono, CTO da IBM (Argentina); Maria Teresa Aarão, diretora de inovação da Certisign (Brasil); e Ali Abdalla Al Jari, executivo sênior do Centro de Exportação e Desenvolvimento de Sharjah.

– e “Descubra as oportunidades da América Latina através da AICO”, ministrada por Monica de Greiff, presidente da Câmara de Comércio de Bogotá (Colombia); Peter Hill, presidente da Câmara de Comércio de Santiago (Chile); Augusto Pestana, diretor de negócios da Apex-Brasil; e Jorge País, presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR (Portugal). O painel será moderado por Paulo Protasio, presidente da Brazil Marketing International.

Para fechar a programação do primeiro dia do maior congresso mundial de câmaras de comércio, será feita uma apresentação dos projetos participantes da World Chambers Competition, na categoria de Melhor Projeto Não Convencional, na qual concorrem cinco projetos, sendo quatro internacionais e um nacional, do SEBRAE-PA.

À noite, um coquetel de boas-vindas celebra também o centenário da ICC, na Cidade das Artes.

#11WCC

O #11WCC reúne cerca de 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, entre 12 e 14 de junho. Saiba mais em www.worldchamberscongress.org.

Bernardo Fonseca


Voltar