Noticias


Segundo dia de #11WCC coloca compliance empresarial e liderança em pauta

 

Mais de mil representantes de 100 países estão reunidos no Rio de Janeiro hoje para tratar sobre temas como compliance, micro e pequenas empresas, passaporte internacional de mercadorias e comércio eletrônico.

O segundo dia do 11th World Chambers Congress, quinta-feira 13/6, começa com a palestra “Construindo mercados justos e transparentes para todos”, com os painelistas Pedro Parente, CEO Global da BRF; Nicola?Bonucci, diretor para Assuntos Legais da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD); Michael Freitas Mohallem, chefe do Centro para Justiça e Sociedade da Fundação Getulio Vargas; María Fernanda Garza Merodio, presidente e CEO da Orestia e president da ICC México; e Kiprono?Kittony, presidente nacional da Câmara de Comércio e Indústria do Quênia. O moderador é Carlo de Lima Verona, parceiro da Demarest (Brasil).

Às 11h, tem o workshop “PMEs para o mundo: câmaras como facilitadoras e parceiras”, com a introdução do Emb. José Luis Cancela, representante permanente do Uruguai na Organização Mundial do Comércio; e a participação de Khalid Klefeekh Al Hajri, membro do conselho da Câmara de Comércio e Indústria do Catar e presidente do Centro Internacional do Catar para o Comitê de Conciliação e Arbitragem; Reinaldo Manoel de Lima, gerente adjunto da Unidade de Financiamento Comercial do Banco do Brasil; Fernando Hurtado, presidente de Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e Turismos de Santa Cruz de la Sierra (CAINCO), representando AL-Invest 5.0; Mathieu Loridan, analista de marketing do Centro Internacional de Comércio; Renata Malheiros Henriques, gerente sênior do Departamento de Empreendedorismo do Sebrae; e Volker Treier, vice-presidente da DIHK – Associação Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio.

Haverá ainda o workshop “ATA Carnet: Impulsionando negócios internacionais com o seu passaporte para mercadorias”, ministrado por Cyrille Bernard, desenvolvedor do sistema de informação da Câmara de Comércio Internacional; Yuan Chai, gerente do ATA Carnet da Câmara de Comércio Internacional; Christophe Coulie, gerente de assuntos jurídicos da Federação das Câmaras de Comércio da Bélgica; Ralf Kronberger, chefe do departamento financeiro, fiscal e de política tributária da Câmara Federal de Economia da Austria; Wilson Maragno, supervisor executive International Logistics Executive Supervisor, TV Globo; Felipe Spaniol, coordenador do ATA Carnet na Confederação Nacional da Indústria (CNI); Henk Wit, vice-presidente do Conselho Mundial do ATA Carnet na ICC World Chambers Federation (WCF) e gerente do ATA Carnet na Câmara de Comércio e Indústria da Holanda.

Também é a vez de mais uma apresentação da competição mundial das câmaras, com a categoria “Melhor projeto de educação e treinamento”, na qual concorrem 5 entidades. Na parte da tarde, há a apresentação de outra categoria: “Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empreendedorismo”, com 6 projetos, entre eles 1 brasileiro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No workshop “A revolução do e-commerce: Comércio eletrônico para pequenas empresas”, lideram o debate sobre a revolução do comércio eletrônico dentro das pequenas e médias empresas (PMEs) a fundadora da Zedi, vencedora do concurso Google “Small Businesses Going Global Video Challenge” (Gana), Juliet Azedi Ajaab; o coordenador internacional de Projetos da Câmara de Comércio e Serviços da Argentina, Sebastian Ferrari; a diretora de Programas Globais do Centro para Empresas Privadas Internacionais (EUA), Anna Kompanek; o chefe dos Serviços de Comércio Global do Santander (Brasil), Fernando Pierri; e o coordenador nacional de Comércio e Serviços da ABDI (Brasil), Eduardo Rodrigues de Rezende.

Do workshop “Infraestrutura inclusiva em economias emergentes“ participam a diretora de investimentos do BNDES, Eliane Aleixo Lustosa de Andrade; o chefe do Departamento de Finanças de Projetos do Santander (Brasil), Edson Ogawa; o vice-presidente corporativo de Infraestrutura do Development Bank of Latin America (CAF), Antonio Henrique Pinheiro Silveira; o co-fundador da Perlin (Singapura), Dorjee Sun; e o diretor regional para a América Latina e o Caribe no Centro para Empresas Privadas Internacionais (EUA), John Zemko. O moderador do debate é Adam Marshall, diretor geral da Câmara de Comércio Britânica.

Para fechar a programação do segundo dia, a plenária tem o fundador da Parley for the Oceans, Cyrill Gutsch, que fala sobre o projeto que propõe resolver o problema dos resíduos plásticos no mar no discurso “O discurso da liderança: Mudando o mundo permanentemente”.

Congresso

O #11WCC reúne cerca de 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, até dia 14 de junho. Saiba mais em www.worldchamberscongress.org e confira a cobertura fotográfica em https://www.flickr.com/photos/_cacb/

Joana de Albuquerque


Voltar