top of page
museu m.jpg

Museu Mazzaropi

UM LUGAR DEDICADO A MAZZAROPI E À CULTURA BRASILEIRA

A exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” foca no artista, sua terra e seu tempo.

Século 20 – da estreia em circos mambembes à consagração no cinema… os filmes de Mazzaropi retratam aspectos da vida brasileira que ainda hoje estão presentes.

Para contar essa história, a exposição combina arte e ciência, na magia dos efeitos óticos, imagens em movimento, música, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais de hoje.

Mazzaropi, o ator, cantor, produtor, diretor, roteirista, cenógrafo, personagem de quadrinhos… todos eles estão presentes.

Além da exposição, o Museu dispõe de um anfiteatro para  350 pessoas e recebe inúmeros  eventos, entre eles, o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi, em abril.

No “Empório Mazzaropi” tem os filmes em dvd e livros sobre o artista, a premiada Cachaça Mazzaropi e o reconhecido artesanato da região.

HISTÓRIA

O Museu foi criado em 1992 por João Roman Júnior para homenagear seu velho amigo, Amácio Mazzaropi. 

A amizade nasceu nas serestas em São Luiz do Paraitinga, com o compositor Elpídio dos Santos, criador das músicas para os filmes de Mazzaropi e o maestro Fêgo Camargo, pai de Hebe Camargo. 

Nessa época, ninguém podia imaginar que João Roman Junior acabaria comprando, anos depois da morte de Mazzaropi, o complexo que incluía os estúdios da PAM Filmes, onde hoje existe o Hotel Fazenda Mazzaropi®.

O Museu revive o patrimônio cultural inestimável de Mazzaropi e contribui para a atratividade turística e cultural da região.

PROJETO ARQUITETÔNICO

Projetado pela N&W Arquitetos, visto de fora, o telhado metálico curvo sugere uma sequência de latas de filmes de cinema.

O prédio é composto pelo hall de entrada, a área de exposição, a sala de vídeo, a loja, banheiros, anfiteatro e camarins. O mezanino abriga uma outra área de exposição e escritório.  

Construído estrategicamente ao lado dos antigos estúdios de cinema, o conjunto de prédios tem capacidade para receber desde pequenas comemorações  até eventos para cerca de mil pessoas.

PROJETO MAZZAROPI, O BRASIL E A FELICIDADE

O projeto expográfico é da Praxinoscópio, com a curadoria da equipe do Museu. 

A linha narrativa, seguindo a cronologia da vida e obra de Mazzaropi, é uma crônica da vida brasileira no século 20, quando o país deixa de ser predominantemente agrário para tornar-se urbano. 

  • Funcionamos aos sábados e domingos

  • Entrada permitida das 8h30 às 12h00 e permanência até as 12h30

  • Programe-se com antecedência para nos visitar com a família e amigos

  • Tire suas dúvidas pelos contatos abaixo

Telefone: (12) 3634 3446
E-mail: comunicacao@museumazzaropi.org.br 

Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim, Taubaté – SP

bottom of page