Noticias


Presidente da ACIT participa de World Chambers Congress

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), José Saud Junior, que atualmente também ocupa o cargo de vice presidente da regional RA6 da FACESP (Federação das Associações Comerciais Estado São Paulo), está participando do 11th World Chambers Congress, que acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de junho.

Esse evento, que é organizado a cada dois anos e acontece pela primeira vez no Brasil, é considerado o maior de câmaras de comércio do mundo. Traz a discussão sobre a construção de um "futuro compartilhado" para a economia mundial e conta com a participação de 200 países e a presença de mais mil lideranças empresariais e autoridades. É promovido pela International Chamber of Commerce (ICC) -  a maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países – e a ICC World Chambers Federation, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – instituição que defende os interesses do setor de comércio e serviços nacional –, o 11th World Chambers Congress será um marco para o associativismo.

A missão do encontro é inspirar ação, estimular a colaboração e desenvolver um senso de valores compartilhados dentro e entre as comunidades de negócios e a rede global de câmaras e deve proporcionar um momento único para conectar participantes e gerar oportunidades de negócios num ambiente ideal para compartilhar as melhores práticas, trocar ideias, desenvolver redes e abordar os mais recentes problemas do mundo corporativo.

As atividades contam com palestras de diversos assuntos pertinentes ao mercado atual e futuro, ministradas por profissionais renomados, tanto nacional quanto internacionalmente. Também acontecem Workshops de temas variados, como por exemplo a revolução do comércio eletrônico para pequenas empresas e a internacionalização dos micro e pequenos negócios.

No encerramento acontece, ainda, o anúncio dos vencedores da World Chambers Competition, único programa que reconhece projetos inovadores realizados por câmaras de todo o mundo, com a participação de 74 inscrições de 29 países nas seguintes categorias: Projeto de Educação e Treinamento; Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo; e Projeto Não-Convencional.

O presidente José Saud, que foi convidado pelo Sebrae à participar do evento, destaca suas impressões sobre o evento:

"Enxergo como fundamental e como uma grande oportunidade poder participar de eventos desse porte e de nível internacional. Estar aqui, entre as lideranças mundiais, para discutir temas tão pertinentes ao dia a dia dos empresários é de extrema importância. Participamos de uma plenária, por exemplo, sobre os desafios de tornar o ambiente urbano mais inteligente. Tivemos vários exemplos da importância de se pensar regionalmente. O evento mostrou que é crescente o conceito das Smart Cities, e que é preciso primeiro pensar na qualidade de vida e no bem-estar de seus cidadãos, por meio da democracia e educação. Devemos voltar nosso olhar nessa direção. Também estão sendo apresentados exemplos de apoio aos novos modelos de negócios pelo mundo, mas com grande destaque para a capacitação de pessoas, que nos mostra que estamos no caminho certo em nossas ações, tanto na ACIT quanto na FACESP."  

Bruna Abifadel


Voltar